Conheça a Trend
O negócio de TI, de maneira geral, nasceu como um serviço fundamental para todas as empresas, justamente em decorrência do desenvolvimento e popularização da informática no mundo todo. Hoje não conseguimos mais lembrar dos tempos em que a informática era algo futurista e de domínio das forças armadas e grandes corporações. As gerações mais recentes convivem com a tecnologia com a mesma naturalidade que os mais antigos lidaram com suas ferramentas de trabalho de escritório, como as famosas máquinas de escrever.
Saudosismos a parte, hoje, não é mais possível sobreviver sem a utilização da tecnologia. Somos obrigados a utilizá-la, mesmo sem perceber. No cenário corporativo essa dependência é ainda mais evidente. À medida em soluções tecnológicas e sistemas de gestão, controle e análise tornaram-se indispensáveis para que uma empresa seja competitiva, a demanda por profissionais de TI e por empresas de desenvolvimento de sistemas gerou uma mentalidade equivocada sobre o papel do TI nos outros segmentos e, principalmente, como este serviço deveria ser prestado.
Foi criada tendo em vista um desejo muito claro de seus fundadores e que se tornou a missão da empresa: “Ser uma empresa diferente do que o mercado está acostumado”. A Trend nasceu com o objetivo claro de não ser apenas mais uma empresa de TI e sim servir como referência de como o cliente deve ser tratado e como o serviço deve ser prestado.
Esta visão pode parecer contraditória, já que, normalmente, os times de TI vendem uma ideia que qualquer iniciativa de qualquer empresa deve girar em torno da tecnologia, do hardware e do software. Todavia, se o core de toda empresa fosse seu departamento de tecnologia, não seria possível jamais que uma empresa terceirizasse tal departamento. Essa ideia é o principal causador da grande distância entre o departamento de TI e as áreas produtivas que existe hoje em muitas empresas e é motivo do grande choque de objetivos quando se decide realizar um projeto que envolva tecnologia.
Por isso o desafio da Trend é muito grande, pois ao mesmo tempo em que procura seguir os mais elevados padrões de desenvolvimento de software e governança de TI, de forma a ser aprovada pelos mais rigorosos controles relacionados a tecnologia, a Trend tende a se mostrar um parceiro, interessado no cliente e no real problema da área que utilizará suas soluções.
Evidentemente essa filosofia bate de frente com uma mentalidade voltada para a mera maximização dos lucros para quem vende tecnologia, sem se importar com a insatisfação de quem pagou pelos serviços e não recebeu o que precisava. Trabalhar de forma exemplar para satisfazer tanto aqueles que precisam das soluções, quanto aqueles que cuidam do assunto em cada cliente tem revelado que é possível ser uma empresa diferente
Para a Trend cada novo cliente é um novo desafio de consolidar o pensamento de que é possível entregar produtos que satisfaçam os usuários e que atendam aos requisitos tecnológicos de cada cliente.
Isso se fundamenta por alguns valores que estão arraigados em tudo que a Trend faz: